A origem do nome Talhadas

Em 1527 já era designada por " Pedras Talhadas ", topónimo que lhe advém dos dois blocos graníticos resultantes de um só, pelo meio dos quais, passa uma estrada. Porém, há já 5 ou 6 mil anos atrás, por aqui viviam grupos de pastores, como o comprovam várias antas, dólmenes ou arcas, todas incompletas, sobressaindo a do Chão Redondo, exemplar raríssimo pelos enigmáticos traços de alguns dos seus esteios.
Dois Penedos Talhadas
Brasão de Talhadas

Indústria

A grande maioria dos cerca de 2000 habitantes de Talhadas está manifestamente ligada ao sector industrial e aos lanifícios. A freguesia possui um valioso património artístico, em particular, a sua Igreja Matriz, de riquíssima talha dourada, barroca, emoldurando o altar-mor e os altares colaterais, onde exímios artistas, dominando com excepcional mestria as suas ferramentas, lavraram trabalhos valiosos, repletos de graciosíssimos pormenores. Referência ainda, para o Cruzeiro em granito local, também a apresentar um elevado valor artístico.

Cultura e Tradição

O agrupamento etnográfico folclórico Grupo Típico de Talhadas, a Associação de Jovens da Freguesia de Talhadas e o Grupo Recreativo e Cultural de Talhadas, são colectividades mais representativas na vida cultural e desportiva da freguesia, também animada, a outro nível, ao terceiro domingo de cada mês com a Feira.